Comunicação

Quando alguém comunica algo creio que, como ouvintes, seria interessante escutar, pensar no que se escutou, perguntar caso não tenha entendido direito e só depois emitir uma opinião ou fazer um comentário sobre o assunto.


Se alguém diz algo e quem ouve responde imediatamente acredito que o ouvinte não se abriu para ouvir uma ideia nova, ouviu como se estivesse ouvindo uma coisa que já conhece, porque se respondeu de imediato, respondeu sem pensar. Deste modo a pessoa não aprende nada novo, permanece com as ideias que já possuía antes. 

Penso que muitas pessoas possuem ideias prontas, e nada que o outro diga faz com que elas se questionem ou mudem de ideia.

Uma pessoa sábia, aberta para a aprendizagem nunca dá respostas prontas, sempre pensa antes de dizer algo.

Creio ser importante não possuir verdades prontas, porém a maioria senão quase todas as pessoas que conheci até hoje agem desta maneira. Ser assim é fácil, é responder a um forte estímulo social.

O desafio é aprender a ouvir de uma maneira diferente, se abrindo para tentar compreender o que o outro diz sem interpretações, tentando perceber o significado que a ideia que o outro te apresenta tem para ele.

Neste sentido, acho que é importante termos um pouco mais de empatia para identificar qual o foco do que a pessoa quer comunicar e tentar se aproximar do que a pessoa quer dizer. Para isso creio que ajuda se abrir para ouvir, perguntar, pedir para que a pessoa explique de outra maneira, de exemplos do que está comunicando, etc.

0 comentários:

Postar um comentário