Incongruência

Eu estou insatisfeita com o meu trabalho, não gosto do que faço, isso me incomoda, mas eu não procuro outro trabalho, eu finjo pra mim mesma que está tudo bem, que todos os trabalhos são difíceis e não faço nada pra mudar.

Eu faço várias coisas sem refletir se realmente estou fazendo o melhor que poderia fazer. Vou agindo no impulso, com maneiras prontas de agir, como todo mundo age, como todo mundo faz.

Eu penso o que todo mundo pensa, eu penso o que é aceito pelos outros, não penso nada diferente. O que eu sinto eu não dou ouvidos, deixo pra lá.

Eu afirmo que sei sobre algo, mas é uma ideia pronta, que não foi sentida, experienciada, refletida. É uma ideia que não consigo defender com argumentos consistentes e coerentes porque não é minha, não é o que eu sinto. As minhas experiências e reflexões me levam mais perto de uma maneira mais coerente de pensar.

Em diversos momentos não consigo me entender - sinto que quem atua não é a mesma pessoa que está aqui, agora, consciente, refletindo e escrevendo isso - sinto como se fosse outra pessoa a atuar, fazendo coisas que não concordo, não sinto e não quero fazer. Porém, na maioria dos momentos, ajo como se soubesse o porquê de estar agindo assim, como se me conhecesse.

''O que eu sinto, eu não ajo. O que ajo, não penso. O que penso, não sinto. Do que sei, sou ignorante. Do que sinto, não ignoro. Não me entendo e ajo como se me entendesse."
Clarice Lispector

0 comentários:

Postar um comentário